Projetos Apoiados

 

O Projeto de Apadrinhamento Afetivo – Afeto que Transforma Vidas foi implementado no município de Ilhéus como alternativa de atendimento às necessidades de crianças e adolescentes que estão institucionalizados. É uma realização do Tribunal de Justiça do Estado da Bahia através da Vara da Infância e Juventude de Ilhéus, da Secretaria de Desenvolvimento Social do Município de Ilhéus e em parceria com Faculdade Madre Thais, Faculdade de Ilhéus e Ministério Público do Estado da Bahia.

O Projeto visa a estruturação de uma rede de apoio socioeducativo capaz de proporcionar a convivência social e comunitária a crianças e adolescentes entre 8 e 17 anos que vivem em instituições de acolhimento com remotas possibilidades de adoção ou retorno ao convívio familiar, em decorrência de seus direitos violados. Desta forma, o Projeto busca proporcionar a convivência com cuidados individualizados, tendo como mediadores padrinhos e madrinhas capacitados para exercerem essa função.
 


Padrinho Afetivo: Nesta modalidade, torna-se necessário que a pessoa tenha disponibilidade de tempo para estabelecer através do cuidado, carinho e atenção individualizada uma relação que
se torne referência positiva geradora de experiências gratificantes e saudáveis para seu afilhado, tais como passar finais de semana, feriados e férias ou até mesmo viajarem juntos.


Padrinho Provedor: pessoa natural ou jurídica, dá suporte material ou financeira à Instituição, criança ou adolescente, como doação de materiais escolares, vestuários, brinquedos,
patrocínio de cursos profissionalizantes, reforço escolar, prática esportivas, etc.


Padrinho Prestador de Serviços: pessoa natural ou jurídica, que por meio de ações de responsabilidade social, se cadastra para atender a Instituição, as crianças e os adolescentes, prestando serviços, conforme sua especialidade de trabalho ou habilidade, tais como pintores, professores, médicos, psicólogos, etc.

 

Para mais Informações:

O Projeto funciona em espaço cedido pela Faculdade Madre Thais, Av. Itabuna, nº 1491, sala 117, Bairro da Conquista, Ilhéus, Bahia.  Horário de funcionamento: das 14:00 às 18:00h.

Apadrinhamento Afetivo

Baixe Cartilha
Ou conforme agendamento pelo celular:

(73) 99126-1415

Importante:
Existe diferença entre Apadrinhamento Afetivo e  Família Afetiva. 
O Apadrinhamento é individualizado, onde o padrinho/madrinha atende uma única criança/adolescente com o objetivo de estabelecer o vínculo afetivo.
 
Na Família Afetiva os candidatos acolhem as crianças e adolescentes de uma forma coletiva e alternada, ou seja  não é possível acolher a mesma criança/adolescente repetidas vezes, de maneira que o vinculo não se estabeleça e não crie expectativas nos acolhidos.

Família Afetiva

Baixe o Panfleto